Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2008

Direção do Instituto

Após um período na Europa, onde esteve participando do Curso de Formação Permanente dos Religiosos Rogacionistas, do Encontro Internacional de Formadores Rogacionistas e tratando assuntos de interesse do Instituto Rogacionista, Pe. Lédio Milanez retornou nesta sexta-feira, 31 de outubro, as suas atividades como Diretor-presidente da organização social. Pe. Lédio agradece a Sra. Dulcinea Pastrello que, na sua ausência, assimiu esta função e atambém a todos os que estão envolvidos nesta importante atividade do terceiro Setor, trabalhando por uma cidade de São Paulo mais justa e solidária.

TRABALHO VOLUNTÁRIO

São Paulo, 27 de Outubro de 2008. CASA ABRIGO ROGACIONISTA No último sábado, dia 25, estiveram presentes à Casa Abrigo o grupo de voluntários do banco Bradesco, onde realizaram várias atividades com nossas crianças. Foi montado grupos onde puderam participar de jogos, brincadeiras e gincanas. Elas adoraram brincar e se divertiram muito. No período da tarde do mesmo dia, os voluntários da fundação Mokiti Okada, estiveram também presentes e levaram nossas crianças para sua unidade aqui na Lapa, onde realizaram atividades de Ikebana. As crianças e a equipe da Casa Abrigo Rogacionista agradecem a todos que participaram deste trabalho!!!

PROJETO CARAVANA DO SORRISO E UNINOVE

As crianças e adolescentes entre 6 a 15 anos de idade do Núcleo Sócio Educativo Santa Marina estão participando do Projeto Caravana do Sorriso. A Caravana do Sorriso é um projeto de prevenção em saúde bucal que atua por meio de atividades sócio-educativas. A Caravana é composta por cirurgiões-dentistas e alunos de odontologia que trabalham de forma voluntária visando a educação em saúde bucal e devolvendo qualidade de vida as crianças que apresentam cárie e/ou doenças periodontal.

V BATIZADO E TROCA DE CORDAS- CCA INSTITUTO ROGACIONISTA

Realizado dia 18 de outubro, o Batizado de Capoeira é uma festa tradicional da entidade, acontece todos os anos com os educandos do Núcleo Sócio Educativo de 06 a 14 anos que participam ministrada pelo Educador Luciano (conhecido no mundo da Capoeira como Ligeirinho). O evento aconteceu na UNIP- Marquês de São Vicente, das 9 às 12 horas, em seguida foi servido um delicioso lanche aos convidados (preparado pelo curso de Confeitaria) Teve como objetivo integrar novos educandos no mundo da capoeira, sendo os mesmos iniciados e reconhecidos pelos mestres e educadores que avaliam a evolução da graduação (mudança de corda), além da valorização da arte e da cultura brasileira. O evento reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre elas os educandos participantes da oficina, educadores, familiares e convidados .

VISITA A ACADEMIA DE GINÁSTICA BODY STATION – DIA DAS CRIANÇAS

No sábado dia 11, a Academia de Ginástica Body Station, montou uma programação divertida ao Dia das Crianças. As crianças do Núcleo Sócio Educativo Santa Marina se divertiram com as gincanas educativas com som, saborearam um delicioso lanche, e se alegraram com as atividades lúdicas dentro e fora da piscina e das brincadeiras.

SEMANA DO DIA DAS CRIANÇAS

A semana do DIA DAS CRIANÇAS do Núcleo Educativo Santa Marina foi dedicada à integração com momentos de recreação, atividades lúdicas, música, esportes, gincanas e leitura de histórias. Para encerrar as atividades, na sexta-feira dia 10, os educandos do Qualificação Profissional –Thauan e Ângela (Curso de Confeitaria) organizaram para as crianças uma dia muito especial, com gincana e caça ao tesouro, pintura no rosto e escultura de balões. As crianças se divertiram muito, recheados de alegria e descontração.... Após a atividade houve um delicioso lanche, doces e lembranças. Início da Gincana Gincana - Caça ao Tesouro Pintura no rosto escultura de balões

Simpósio de Coordenadores Pedagógicos

O Simpósio de Coordenadores Pedagógicos aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro, no Centro Rogate do Brasil, em São Paulo (SP). Participaram 35 pessoas, entre diretores da área de educação e coordenadores pedagógicos, revestidos sob o tema “Gestores sócio-educativos Rogacionistas”. No primeiro dia, a assessoria ficou por conta do Sr. Paulo Reis, psicólogo, que trabalhou a importância da governança e sua implicação no cumprimento da missão institucional. E no dia seguinte, a assessoria ficou a cargo da Sra. Miriam Grilo, assessora pedagógica, que desenvolveu questões práticas junto aos coordenadores. Neste Dia do Professor, os Educadores receberam um exemplar do livro "Coordenação do Trabalho Pedagógico", oferecido pela EDUCAR .

Atividades do Mês da Criança

CASA ABRIGO ROGACIONISTA As crianças da Casa Abrigo Rogacionista, tiveram este mês várias atividades para comemorar o seu dia. Além de contarem com várias doações de doces e guloseimas, nossas crianças tiveram a oportunidade de participar do Bufet TAGARELA, onde foram recebidos com pipoca, balas doces, refrigerante. E após tudo isso puderam usufruir dos brinquedos do espaço: pula-pula, cama-elástica, piscina de bolinha, escalada etc. Contaram também com a presença do grupo do MC DONALD, que vieram à casa e fizeram pintura no rosto e escultura com bexigas, além de trazerem guloseimas para todos. Também contamos com a presença de uma BANDA, que vieram à casa e se apresentaram para nossas crianças. Finalizando, as PERNAMBUCANAS que já são um grupo com quem contamos há bastante tempo, realizaram a doação de vários brinquedos. A equipe e as crianças da CASA ABRIGO, desde já agradecem a todos por essa colaboração. UM MUITO OBRIGADO!!!!

Integração entre Unidades Educativas

Por iniciativa da equipe gestora da Unidade Educativa Albergue Zancone, estiveram presentes à Casa Abrigo Rogacionista a assistente social Vera Lúcia e a coordenadora Edivalda Ferreira, juntamente com quatro beneficiários do Albergue no dia 16 de outubro. O objetivo da iniciativa foi a contação de histórias pelos beneficiários para as crianças da Casa Abrigo. As crianças gostaram muito e se sentiram muito felizes com a presença dos senhores. A equipe gestora e as crianças e adolescentes da Casa Abrigo agradecem a disponibilidade e ficam a espera de novas visitas como esta. Pe. Lédio, mesmo ausente do Instituto, elogia e parabeniza todos os envolvidos neste empreendimento. Espera que outras unidades possam se envolver, demonstrando assim a unidade entre todas a Unidade do Instituto Rogacionista.

BAZAR

A CASA ABRIGO ROGACIONISTA em parceria com o CEI Santo Aníbal, realizou no dia 09 de outubro um bazar, no espaço do CEI. A renda obtida com a venda dos vários objetos e utensílios, foi de C$358,OO, igualmente dividida entre as duas unidades educativas. Para esta atividade, contou-se com a colaboração das funcionárias do CEI, da coordenadora Sandra e da comunidade Água Branca. Desde já agradecemos a todos e esperamos realizar outro evento como este.

REINAUGURAÇÃO DA SALA DE CONFEITARIA

Foi realizada na terça-feira, dia 07 de outubro, a reinauguração da sala de confeitaria do curso do Qualificação Profissional. Neste dia contamos com a presença dos educadores, coordenadores pedagógicos, educandos e com o Diácono Rogério Antonio, que abençoou o local. Esta ação foi mais uma etapa do Projeto de Revitalização do Instituto Rogacionista.

Aniversário do Pedro

São Paulo,06 de Outubro de 2008 CASA ABRIGO ROGACIONISTA Neste último sábado, as crianças e adolescentes estiveram presente ao aniversário de Pedro, neto da colaboradora Lizete. Nossas crianças foram levadas de carro pelos seminaristas e acompanhadas pelos Educadores: Rita e luís. Elas ficaram muito felizes em participar da festa e trouxeram como lembrança um vaso, terra e sementes de diversas hortaliças para plantar. Dede já, as crianças e adolescentes da Casa Abrigo agradecem pelo convite e deixa um abraço a colaboradora Lizete e a seu neto Pedro.

Plenária da Solidariedade 2008

No dia 30 de setembro das 9 às 11:30 horas aconteceu no Clube Speriam a "PLENÁRIA DA SOLIDA RI EDADE 2008", onde reuniu-se o Conselho da Mulher e a Associação Comercial de São Paulo-Distrital Lapa para rea lizar a entrega de roupas que foram arrecadadas para algumas entidades escolhidas. Nossa organização foi uma das escolhidas, levamos alguns jovens e um educador que nos representou. O evento contou com a presença da atriz Nicete Bruno. Após a cerimônia finalizou-se com um delicioso coquetel.

Parada Pedagógica Mensal- Formação dos Educadores Rogacionistas

Fazendo parte do Calendário de atividades da Formação dos Educadores Rogacionistas, foi realizado dia 26 de setembro mais uma parada pedagógica mensal, cujo tema foi Familia. Encerrou-se um ciclo sobre o tema citado. No primeiro m omento a equipe Colméia realizou dinamica de sensibilização, gerando um ambiente de paz e harmonia. Em seguida a equipe Focal propôs uma atividade de grupo, onde todos deveriam refletir qual a sua visão sobre a Família Real e a Família Ideal, levantando também aspectos positivos e negativos desta nova concepção familiar. Em retorno a plenária apresentou-se o vídeo "Era uma vez uma família", fornecido pela Fundação Abrinq, cujo curta traz reflexões sobre o que se espera da família no contexto atual: mães como chefe de família, pais separados, rebeldia dos filhos, influencia dos companheiros na educação dos filhos, entre outros aspectos. Ao final com um breve apanhado apresentou-se vários conceitos de família necessários a formação do educador.