Pular para o conteúdo principal

Quinta-feira Santa, o que celebramos?

A liturgia da quinta-feira santa é cheia de significado.
Pela manhã os cristãos se reúnem na igreja mãe da diocese a que pertecem. No nosso caso, na catedral da Sé.
Ai são celebrados os ritos da bênção dos óleos e a renovação da promessa sacerdotal. Recorda-se o dia da instituição do sacerdócio católico.
Com este rito encerra-se o tempo de quaresma e inicia-se, com a celebração vespertina (isto é, ao por do sol), o tríduo pascal.
As celebrações do tríduo da Páscoa, mesmo acontecendo ao longo de três dias, é como se fosse um único ato litúrgico.
Na missa de quinta-feira se recorda a instituição do Sacramento da Eucaristia.
Jesus tomou o pão, parti-o e o deu a seus discípulos: Tomai e comei, isto é o meu corpo.
Tomou o cálice com vinho, deu graças e o deu aos discípulos: Tomai e bebei, é o sangue da nova aliança.
Na consagração o sacerdote utiliza as mesma palavras de Cristo.
Isto porque, crê-se, é o próprio Cristo, na pessoa do sacerdote, que consagra o pão e o vinho e o distribui para seus seguidores.
A humanidade, em todo tempo e lugar, participa assim do único gesto redentor de Cristo.
A assembleia cristã proclama: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
Outro ponto forte da celebração de hoje é a cerimônia do lava-pés. Recorda-se que a eucaristia é serviço e dar a vida pelo próximo. "Eu vos dou un novo mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei".
Após a missa, os cristãos são convidados a permanecer em vigilante oração - como o Cristo no Jardim da Oliveiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

Torneio de Dominó

 "Nem só de pão viverá o homem".  Entre diversos motivos presentes na realidade que enfrentamos, a situação de rua afasta as pessoas de situações básicas que são consideradas menos importantes, mas não são esquecidas por nós. Garantir a retomada dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros é a premissa do trabalho realizado na esfera da proteção especial de alta complexidade e para além da alimentação, também provemos atividades de integração comunitária e lazer, como o torneio de dominó promovido como atividade socioeducativa por nossos Orientadores. As propostas socioeducativas no Centro de Acolhida Zancone quebram as barreiras que separam os conviventes em situação de rua das demais pessoas, no caso deste espaço, dos trabalhadores, com a intenção de que os frequentadores se sintam cada vez mais pertencentes a nossa comunidade.