Pular para o conteúdo principal

Comunicado da Diretoria

 São Paulo, 16 de fevereiro de 2013.

Prezad@s associados,
amig@s e colaborador@s
Instituto Rogacionista



            O Instituto Rogacionista Santo Aníbal, através de seu diretor presidente, comunica que a partir de 17 de fevereiro de 2013 encerra as atividades do Serviço de Abrigamento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs) – Casa Abrigo Rogacionista, conforme deliberação de sua diretoria em reunião de 14 de dezembro de 2012.

            A razão desta decisão é a situação de extrema gravidade que se encontram os serviços de acolhidas para crianças na faixa etária de 0 a 17 anos e 11 meses, devido a nova configuração dos mesmos na cidade de São Paulo. Esta não mais permite à organização o garantir a proteção dos usuários e também a dos profissionais que ali atuavam. Por muitas vezes a organização social apresentou a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e também a outros órgãos do controle social e fiscalização da política da assistência social, a situação que se encontram os SAICAs no município.
Tendo em vista que a mesma situação tem se agravado nos últimos meses - além da constante destruição do patrimônio colocado à disposição deste serviço -, tomou-se esta difícil decisão com o fim de proteger as crianças e os adolescentes aos Rogacionistas confiados, além dos profissionais que nesta unidade prestam os seus serviços. Isto antes de dar-se alguma ocorrência irreversível.
Desde o momento em que a decisão foi tomada até o fechamento da unidade, a diretoria tomou todas as providências para que as crianças e os adolescentes abrigados tivessem seu sistema de direitos garantido e os seus profissionais tivessem seus direitos trabalhistas respeitados. Cabe ressaltar que em nenhum momento o Instituto Rogacionista, sem autorização do juízo responsável por cada criança e adolescente, promoveu transferência dos abrigados para outra entidade ou promoveu o desacolhimento destes para a família biológica, extensa ou terceiros. A transferência do último adolescente abrigado se deu no dia 14 de fevereiro.
Com o fechamento da Unidade Casa Abrigo Rogacionista, encerra-se a atividade que a organização social iniciou em setembro de 2001 em São Paulo, mas não o seu compromisso de atuar junto as instâncias do poder público para a superação das dificuldades dos SAICAs na cidade.

O Instituto Rogacionista agradece à tod@s – abrigados, colaborador@s, amig@s, benfeitor@s, técnicos e supervisores do CRAS Lapa e associados – que deram apoio e permitiram que o serviço desenvolvido, por mais de 12 anos, fosse referência na cidade de São Paulo. Em fidelidade e compromisso com tod@s é que esta decisão foi tomada.

Que Santo Aníbal, pai dos órfãos e dos pobres, continue a interceder junto à Deus por tod@s os que construíram com o Rogacionista de São Paulo a história da Casa Abrigo Rogacionista. Que cada criança e adolescentes, onde estiverem, tenham a proteção do Estado, o compromisso da sociedade e as bênçãos de Deus.



            Atenciosamente,


Pe. Lédio Milanez, rcj
Diretor Presidente 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

Torneio de Dominó

 "Nem só de pão viverá o homem".  Entre diversos motivos presentes na realidade que enfrentamos, a situação de rua afasta as pessoas de situações básicas que são consideradas menos importantes, mas não são esquecidas por nós. Garantir a retomada dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros é a premissa do trabalho realizado na esfera da proteção especial de alta complexidade e para além da alimentação, também provemos atividades de integração comunitária e lazer, como o torneio de dominó promovido como atividade socioeducativa por nossos Orientadores. As propostas socioeducativas no Centro de Acolhida Zancone quebram as barreiras que separam os conviventes em situação de rua das demais pessoas, no caso deste espaço, dos trabalhadores, com a intenção de que os frequentadores se sintam cada vez mais pertencentes a nossa comunidade.