Pular para o conteúdo principal

Santo Aníbal - patrono do Instituto Rogacionista

Na próxima semana celebraremos Santo Aníbal Maria Di Francia, patrono do Instituto Rogacionista. Este ano a sua festa será no dia 02 de junho (01 de junho, data consagrada a ele, é o Domingo da Ascensão do Senhor). Abaixo alguns dados biográficos de Santo Aníbal:


Aníbal Maria Di Francia nasceu na cidade de Messina (Itália) em 05 de julho de 1851 e nesta mesma cidade veio a falecer em 1° de junho de 1927. De família aristocrática, ao encontrar-se com Francisco Zancone, deixou tudo para viver entre os mais pobres na periferia de sua cidade, no Bairro Avinhão.  Entre eles, a partir de 1882, iniciou instituições socioeducativas com a finalidade de servi-los e evangelizá-los, com atenção especial às crianças, adolescentes e jovens.

Fundou duas Congregações Religiosas: as Filhas do Divino Zelo (1887) e os Rogacionistas do Coração de Jesus (1897), além de instituições laical e eclesiástica.  O carisma que deu origem a suas obras é a palavra Rogate. Essa expressão está contida na Sagrada Escritura: “Rogai ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe”.

Deste carisma e destas iniciativas religiosas e socioeducativas, Santo Aníbal tem hoje inúmeros seguidores em todos os continentes que formam a Família do Rogate. São homens e mulheres comprometidos em três atitudes de vida interligadas entre si:
1)     Rezar e animar as vocações, para que haja sempre mais pessoas comprometidas com a construção de uma sociedade justa, sustentável e fraterna.
2)     Propagar a todos os homens e mulheres que Deus deseja atender-nos, quando pedimos os bons operários/as da messe, por isso devemos rezar sempre nesta intenção.
3)     Ser bom operário do Reino de Deus. Acolher e formar crianças, adolescentes, jovens e adultos, por meio de ações socioeducativas, em especial os que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade pessoal e social. E, desta forma, possibilitar que estes se tornem protagonistas de suas próprias vidas, na autonomia e no compromisso com a transformação social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

Torneio de Dominó

 "Nem só de pão viverá o homem".  Entre diversos motivos presentes na realidade que enfrentamos, a situação de rua afasta as pessoas de situações básicas que são consideradas menos importantes, mas não são esquecidas por nós. Garantir a retomada dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros é a premissa do trabalho realizado na esfera da proteção especial de alta complexidade e para além da alimentação, também provemos atividades de integração comunitária e lazer, como o torneio de dominó promovido como atividade socioeducativa por nossos Orientadores. As propostas socioeducativas no Centro de Acolhida Zancone quebram as barreiras que separam os conviventes em situação de rua das demais pessoas, no caso deste espaço, dos trabalhadores, com a intenção de que os frequentadores se sintam cada vez mais pertencentes a nossa comunidade.