Pular para o conteúdo principal

ALBERGUE ZANCONE - Dia das mães

No mês de maio iniciamos no centro de acolhimento, uma série de atividades envolvendo todos conviventes.
Colocamos em prática procedimentos discutidos em nossa ultima parada pedagógica.
Conceitos como vinculação, prática de escuta e círculos de cultura, foram alguns deles, tendo como pano de fundo os princípios de Paulo Freire em sua "Pedagogia do oprimido". E ainda orientados pela visão de Santo Aníbal de não somente orar mas também agir!



Começamos a decorar a casa no sentido de homenagear todas as mães. 
Esta prática nos permitiu aproximar um pouco da história de alguns dos conviventes que espontaneamente foram trazendo suas histórias e lembranças tão singulares sobre suas próprias mães e de suas famílias no geral.





Além de nos aproximar da história pessoal de alguns, esta prática serviu para identificar habilidades e talentos distintos, sendo que muitos as demonstraram na prática criando e utilizando formas de expressões e linguagens variadas,desenhando, pintando, elaborando poesias e frases, plantando etc. Cada qual ao seu jeito...



O entrosamento, companheirismo e  a atitude de ajuda mútua foi, singelamente fortalecida e o é diariamente.





O papel dos educadores, bem como de toda equipe técnica no sentido de motivar, sensibilizar e compreender a participação individual foi muito importante, dado o fato de que a data representa para cada um, sentimentos e sensações diferenciados, é possível reparar um pouco pelas imagens.
Houve relatos de saudade de momentos muito felizes, como também de abandono, frustração, morte, revolta e reflexão pessoal.










Por enquanto agradecemos a todos e iremos fechar este projeto com uma surpresa que partiu dos próprios conviventes. Aguardem...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

Torneio de Dominó

 "Nem só de pão viverá o homem".  Entre diversos motivos presentes na realidade que enfrentamos, a situação de rua afasta as pessoas de situações básicas que são consideradas menos importantes, mas não são esquecidas por nós. Garantir a retomada dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros é a premissa do trabalho realizado na esfera da proteção especial de alta complexidade e para além da alimentação, também provemos atividades de integração comunitária e lazer, como o torneio de dominó promovido como atividade socioeducativa por nossos Orientadores. As propostas socioeducativas no Centro de Acolhida Zancone quebram as barreiras que separam os conviventes em situação de rua das demais pessoas, no caso deste espaço, dos trabalhadores, com a intenção de que os frequentadores se sintam cada vez mais pertencentes a nossa comunidade.